quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Terras do Mundo Místico - Altas & Mar

Terras Altas
(em gaélico escocês, Sgìre Comhairle na Gàidhealtachd)
Guardiã: Cailleach (baseada na Deusa Cailleach*)
Dentre os países continentais, as Terras Altas são as que possuem melhor defesa territorial, devido a sua geografia. Localizada numa cadeia de montanhas de picos com mais de 5 mil metros de altitude, entre as Terras do Sul e do Norte, possui muitos vales ocultos e grandes lagos e cachoeiras. A intensa floresta de árvores milenares guarda os principais acessos aos condados, sendo que em algumas áreas de montanha haja apenas rochas e vegetação rasteira. A região é protegida por magia antiga que, segundo lendas, está atuante desde os princípios dos tempos, quando o Mundo Místico foi criado.
Possui as quatro estações, sendo que o Verão é curto e ameno e o Inverno é semi-rigoroso na maior parte da terra, exceto nos maiores picos das cordilheiras, onde
a estação reina durante todo o ano.
É uma terra de estrutura matriarcal. As mulheres, geralmente, chefiam as famílias e é tradição que a Guarda das Terras Altas fique nas mãos delas. O seu conselho de ansiãos, o Presbitério, é composto quase exclusivamente por mulheres, sendo elas a maioria.
Diferente das tribos matriarcais que existem em todo o mundo, os homens fazem parte da sociedade e, em alguns casos, dividindo o poder e deveres em pé de igualdade.
Os Filhos das Terras Altas são um povo festivo, alegre e religioso. Cultuam um panteão de deusas que são encabeçadas pela Grande Mãe, a Geradora da Vida, que governa juntamente com o seu consorte, o Deus-Sol, que propicia a formação da Vida. (Ver sobre "religião antiga de culto à Deusa" - sugestão: Casa do Bruxo*, O Culto à Deusa Mãe*)
Usam a música em todas as ocasiões da vida em comunidade, desde a celebração de um nascimento até à convocação de guerra. Dentre todos os povos do Mundo Místico, são os que mais têm contato direto com os elementos da Natureza.
Porém, não são hospitaleiros como possa parecer por conta de seu temperamento gentil. São esquivos com outras civilizações, não se intrometendo com a política externa, salvo raras excessões, como foi no caso da Guerra das 4 Terras, em que se posicionaram veemente contra a política invasiva de Imãm, ao darem asilo político ao Guardião deposto, Karol.
Terras Altas é baseada nas Áreas de Conselho das Highlanders*, Escócia.
A cor predominante é o amarelo, devido a coloração outonal das florestas e pela incidência da luz solar sobre suas montanhas.

Terras do Mar
As Terras do Mar abrangem todas as ilhas oceânicas do Mundo Místico e é a única unidade administrativa que não possui um Guardião de Terras, pois seria impossível que um único guarda zelasse por todas as ilhas. Porém, apenas 1/5 das ilhas são habitadas por seres racionais, geralmente as que ficam mais próximas das terras continentais, as chamadas 'ilhas continentais'. Sendo assim, cada ilha possui seu Regente, que é submetido ao Presbitério das Terras do Mar.
A diversidade de geografia, fauna e flora é grande, de acordo com a localidade da ilha, que se extende desde o Sul até o Norte. Há ilhas em que o Inverno é tão rigoroso que até a água do mar próxima à costa congela, e há as que o Verão predomina o ano inteiro.
Igualmente é diversificada sua religiosidade, mas todas têm em comum deidades ligadas às águas e cultuam um panteão com cerca de 600 elementais, encabeçado por Yemoja*, Deusa das Águas, criadora dos mares e rios.
De acordo com sua extensão, há ilhas que comportam apenas uma tribo e são auto-sustentáveis. Há outras que comportam verdadeiras cidades costeiras. Nessas, os seus habitantes oculpam-se do comércio exterior, produzindo e exportando bens e alimentos.
Muitas tribos matriarcais (onde só habitam mulheres) se localizam em ilhas, como foi o caso de Mitra, esposa de Imãm, que habitava uma ilha do sul, onde as mulheres eram treinadas em armas e habilitadas em magia.
As cores predominantes são o azul e o verde, as cores do mar.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape


Um comentário:

Natt le Clerg disse...

Oi! Então, eu não costumo fazer comentários mas vejo que isso te estimula, e como eu tô doente pelo prox. capítulo...

Achei tua história no orkut (comu: literatura infantil) e fiquei até às 4 da matina pra ler tudo.

Adorei as Terras Altas. É o lar do Enzo, né? É a cara dele!

Qdo sai o proximo capítulo? Qdo? Qdo? (a mais desesperada! huahuahau)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sanka - In Memoriam

Sanka - In Memoriam
02/04/1998 - 20/09/2011